30 setembro 2014

SINTSEF/CE realiza reunião com servidores do IPHAN/CE


O SINTSEF/CE esteve na manhã de hoje (30/09) com os servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-CE) a convite dos mesmos, para discutir a conjuntura política atual, no que diz respeito às suas reivindicações de forma específica e dos servidores federais de maneira geral.

Temas como a falta de negociação do governo com a categoria e a necessidade urgente de mobilização, foram o foco do encontro. Os servidores avaliam a necessidade de iniciar nova greve, no próximo ano, caso não seja demonstrado interesse do governo no atendimento da pauta apresentada. Na ocasião, o coordenador geral do SINTSEF/CE, Luciano Filgueiras, destacou a participação do sindicato na última greve do setor, ocorrida em meados deste ano, e a garra dos servidores em manterem a luta. Os servidores lamentaram o fato de a greve não ter gerado os avanços esperados e o governo não ter retomado as negociações.

Também esteve presente a advogada do SINTSEF/CE, Raquel Aguiar, que esclareceu questões sobre as liminares referentes à última greve, aposentadoria especial, gratificação de desempenho e insalubridade, dentre outros.

Relembre

Em maio deste ano, os servidores da cultura, em todo o Brasil, realizaram uma grande greve, que dentre outras questões reivindicava o cumprimento de acordos feitos em 2007, os servidores reivindicam equiparação salarial com os funcionários da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Fundação Casa de Rui Barbosa, melhores condições de trabalho, maior participação nas políticas públicas da pasta da Cultura, gratificação por titulação e plano de carreira.

No Ceará, os servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-CE) paralisaram suas atividades por mais de um mês, tendo voltado ao trabalho, após despacho do ministro Napoleão Nunes Maia, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), intimando o governo a retomar a negociação com os servidores e proibindo o corte de ponto. A negociação, no entanto, não aconteceu.

 

Comentários Comentar